Feira de orgânicos
Feira semanal de produtos orgânicos para disponibilizar alimentos mais saudáveis para a população.
CONCEITO:
Fornecer alimentos sem defensivo agrícolas e o conceito de sustentabilidade, sendo estes o resultado de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e os demais recursos naturais (água, plantas, animais, etc).
Devido ao alto custo destes produtos, a feira é uma forma de popularização para a classe média e também de divulgação do conhecimento sobre alimentos saudáveis aos consumidores.
TENDÊNCIA DE CONSUMO:
Em pesquisa divulgada na Feira de Produtos Orgânicos em Jul2011, São Paulo, revelou o perfil do público consumidor: 69% são mulheres sendo que destes, 29% delas têm de 31 a 45 anos de idade e 39% de 46 a 60 anos. O fato da maior parte dos consumidores ser mulher, indica que aumenta a possibilidade de consumo por toda a família uma vez que em geral, é a mulher que faz as compras da casa.
Outro dado publicado é que público consumidor de orgânicos é também economicamente ativo, tem nível elevado de escolaridade e quanto à renda, 44% ganham acima de R$ 6 mil. O consumidor de orgânicos é fiel, já que 58% compram orgânicos semanalmente; 12% pelo menos a cada 15 dias; 8% mensalmente e 22% ocasionalmente. Já as principais dificuldades para comprar orgânicos, na visão dos consumidores que responderam à pesquisa, são preço alto, pouca variedade e dificuldade para encontrar produtos orgânicos. Ou seja, identifica-se aí espaço para crescimento do mercado e necessidade de acesso à população. Os pontos de venda do varejo são supermercados, lojas especializadas e poucas feiras, que podem trazer opção de melhor preço e produtos mais frescos.
A falta de consumo deste tipo de alimento é principalmente devido à falta de conhecimento e conscientização dos benefícios.
Valorização dos Produtos Orgânicos pelos Consumidores
(Percepção dos Supermercadistas por Porte dos Supermercados/ Pesquisa Estimulada)