feira de ciências
Dentre as muitas invenções do homem na busca para facilitar seu deslocamento, a bicicleta apresenta inúmeras vantagens sobre os outros meios de transportes, evoluiu e adaptou-se a novas realidades. São utilizadas para o lazer, treinamento físico, reabilitação e prática competitiva. Os principais tipos são: bicicleta de estrada, bike indoor ou bicicletas estacionárias e mountain bike.
O ciclismo, em suas diversas formas, possui características biomecânicas complexas, e ainda existem muitas dúvidas em relação à sua postura em cima da bicicleta. Nesse sentido, buscamos a partir da fundamentação teórica, identificar qual o melhor ajuste do selim para determinado indivíduo, influenciando positivamente em seu desempenho.
MATERIAIS E MÉTODOS
No primeiro momento foi realizada uma pesquisa na literatura sobre ciclismo, os fatores de risco, biomecânica, gesto desportivo e posicionamento adequado na bicicleta. Entre as fontes utilizadas nesta pesquisa, encontra-se o Portal Capes, Scielo, entre outras, contendo as seguintes palavras chaves: ciclismo, biomecânica, cinemática, ergonomia e selim.
Durante a pesquisa foram encontrados artigos científicos, estudos de casos e estudo transversal. Posteriormente, os artigos científicos foram submetidos à análise de conteúdo e selecionados levando em conta áreas de concordância para a formação mais fidedigna deste artigo.
Para este estudo foram avaliados doze ciclistas regulares do Distrito Federal, Brasília. Os atletas concordaram em participar do estudo de forma voluntária e assinaram termo de consentimento. Os ciclistas foram avaliados em apenas uma semana, com sessão aproximadamente de três horas de duração.
Foram avaliadas características antropométricas para caracterização do sujeito, conforme tabela abaixo. Identificou-se também a idade, tempo de prática e o volume semanal de treino. As medidas foram verificadas com base no protocolo proposto por Heyward, (2004).
Após a caracterização da amostra,