FEIRA CULTURAL
EXPERIÊNCIAS
DE QUÍMICA
ACETONA COM
ISOPOR
Materiais:
1 isopor
Béquer de 600ml
Acetona pura (CH3)2CO
EXPLICAÇÃO
A acetona faz o isopor liberar o ar existente dentro dele.
O isopor é formado por um plástico chamado poliestireno, e na hora que o isopor é fabricado, o poliestireno é misturado com um solvente, toda essa mistura é esquentada, esse solvente evapora se expande e o isopor enche de ar. Na hora que colocamos o isopor na acetona, ela enfraquece a estrutura do poliestireno e deixa o ar escapar. Essa meleca que sobra no fundo do vidrinho
BEXIGA QUE
ENCHE DENTRO
DA GARRAFA
Materiais
1 garrafa de vidro
Panela com agua quente
2 baldes
Pano ou luvas
Bexiga
EXPLICAÇÃO
Quando a garrafa está quente, o ar lá dentro fica quente também, ele está em equilíbrio com a pressão atmosférica, ai colocamos a bexiga dentro da garrafa, quando começa a esfriar, o ar de dentro vai prendendo a pressão atmosférica fazendo força para encher a bexiga, até que ela fique cheia na garrafa.
BOLHAS DE SABÃO
GIGANTE
Material
1 medida de detergente
1 medida de água
½ medida de xarope de milho
1 recipiente de boca larga (balde ou bacia) 1 aro com suporte (menor que o diâmetro do recipiente) feito com um pedaço de arame grosso.
EXPLICAÇÃO
As ligações de hidrogênio são atrações que ocorrem entre átomos de hidrogênio ligados a átomos de flúor, oxigênio e nitrogênio. Na água, esse tipo de interação ocorre entre os hidrogênios das moléculas de água, que representam o polo positivo; e os oxigênios, que representam o polo negativo.
Não dá pra soltar bolhas de sabão apenas com água porque ela tem uma tensão superficial muito forte, ou seja, as moléculas da agua se atraem muito e você não consegue esticar a água para formar uma película, por isso colocamos detergente.
O detergente é um agente tensoativo, pois ele diminui essa tensão superficial da água. A bolha se mantém sem estourar em virtude das interações entre as moléculas de água que restaram depois de se