Feidas
Leonardo Leal 02410008725
Tratamento de feridas
ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE
A pele é o maior órgão do nosso corpo, cobrindo toda a superfície. Divide-se em duas camadas distintas; epiderme e derme, firmemente unidas entre si. A epiderme é a camada mais externa, composta por três diferentes linhagens celulares: os queratinócitos, os melanócitos e as células de Langerhans. A derme é a camada mais profunda e é formada por tecido conjuntivo. A epiderme é constituída de 5 camadas, sendo elas, germinativa, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea. A camada germinativa é a mais profunda, e faz limite com a derme, e a camada córnea é a mais superficial. A camada córnea é cheia de queratina e proporciona proteção contra traumas físicos e químicos. Existe o pigmento chamado melanina na epiderme que protege os tecidos posteriores dos raios UV. Por sua vez, a derme é uma grande camada de tecido conjuntivo estendendo até o tecido subcutâneo, tendo nessa camada muitos vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. Sendo dividida em cama mais externa ( papilar ) e mais interna ( reticular ).
FERIDAS
A ferida é uma lesão no tecido corpóreo, podendo ser grande ou pequeno porte, tendo o trauma do tipo físico, químico, mecânico ou por afecção clínica, as feridas podem ser classificadas, de acordo como tempo de reparação tissular, em agudas e crônicas. As feridas agudas, são originadas de cirurgias ou traumas e a reparação ocorre em tempo adequado, sem complicações. As feridas crônicas, são aquelas que não são reparadas em tempo esperado e apresentam complicações.
PROCESSO DE REPARAÇÃO TISSULAR
O processo de reparação tissular compreende dois mecanismos de restauração dos tecidos: a regeneração e a cicatrização.
A regeneração ocorre com reposição tissular "original". O trauma inicial gera uma resposta inflamatória aguda, manifesta através de edema e formação de exsudato seroso, rico em leucócitos, que cessa em menos de 24 horas. As células