Feedback
Imagem de http://sestudo.blogspot.com/
Um presidente da Câmara de Nova Iorque, Ed Koch, passeava nas ruas da cidade e perguntava às pessoas o que achavam do seu desempenho como presidente da Câmara. Ele preocupava-se com as respostas e perguntava tanto a amigos como a inimigos, pois entendia que o seu desempenho dependia do feedback directo, sincero, actual e não filtrado.
O feedback é uma ferramenta fundamental na modelagem de comportamentos e na estimulação da aprendizagem. O feedback é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e de construção de uma carreira.
Mas o que é o Feedback?
É a capacidade de dar e receber opiniões, críticas e sugestões sobre as nossas atitudes, comportamentos e/ou desempenhos, com o objectivo de reorientar e/ou estimular uma determinada acção individual ou grupal. É como se nos olhássemos ao espelho e assim como o espelho poderá contribuir para que melhoremos a nossa imagem, também o feedback poderá ajudar a melhorar as nossas atitudes e comportamentos.
O feedback é uma poderosa ferramenta para…
Direccionar a atenção das pessoas;
Incentivar e reforçar o desempenho desejado;
Encontrar alternativas para mudar o comportamento indesejado e eliminá-lo no futuro;
Incentivar as pessoas a desenvolverem-se.
Existem essencialmente três tipos de feedback:
Feedback Construtivo: informação sobre o comportamento de alguém que é apresentada de forma a ser bem aceite por quem a recepciona.
Feedback Positivo: informação de que os comportamentos da pessoa atingiram os objectivos que eram pretendidos, reforçando-os.
1
Feedback Negativo: informação de que os comportamentos da pessoa não atingiram os objectivos pretendidos, desencoranjando-os. Para que um feedback seja útil é necessário que tenha algumas características:
Descritivo
Específico e objectivo
Compatível com as necessidades dos envolvidos Dirigido a alguém especifico
Disponivel sempre que for solicitado Oportuno
Esclarecido
Linguagem
As pessoas