Feedback nas empresas
RESUMO
Este artigo fala sobre os resultados relacionados com o feedback que é um dos fatores que contribui para a qualidade no trabalho. Mostra a importância dessa ferramenta essencial para qualquer empresa, que é o feedback, contribuindo para o bom funcionamento e para que as relações interpessoais possam fluir de forma eficaz e eficiente. Aborda o problema do feedback negativo, que deve ser bem compreendido pelos seus colaboradores fazendo com que entendam que não é uma crítica e sim um apoio na busca da melhoria profissional. Os gestores precisam ser treinados para saber dar o feedback da melhor forma possível, sabendo lidar com qualquer situação que possa vir a ocorrer, visando sempre que valoriza os esforços e melhorias dos seus funcionários, e quais os pontos que precisam ser melhorados.
INTRODUÇÃO
O feedback é um fator que está implícito no sucesso organizacional, devendo ser uma prática diária a ser cultivada pelas empresas. Dar feedback pode ser um instrumento de direção para o alcance dos objetivos das organizações. É um comportamento que pode causar altos índices de satisfação a baixo custo, empresas que carecem de estabelecer a cultura do feedback podem obter prejuízos nos seus índices de produção e de qualidade de serviço. Este artigo mostra a importância do feedback , suas atribuições, bem como a maneira mais apropriada de dar e receber essas informações.
1 CONCEITO DE FEEDBACK
O termo feedback significa retroalimentação. Basicamente ele serve para os transmissores e os receptores eliminem a imprecisão da comunicação entre eles. Neste sentido Schermerhorn(1999, p.241) afirma que “A troca de informações por meio do feedback pode ser muito útil para melhorar o processo de comunicação”.
Segundo Santos
[...]toda informação que recebemos do ambiente: de chefes, colegas, subordinados, amigos, pais, etc, podem servir como mecanismo de correção de nossa rota. Podem ou não, dependendo de conseguirmos captar,