FECTOSOL
279 palavras
2 páginas
Trabalho de FECTOSOLAborígines que foram atingidos pela civilização.
As formas de pensar e agir de grupos diferentes devem merecer o respeito possível e seria injusto a introdução deliberada de mudanças no interior dessas culturas (valores culturais).
Muita gente ainda acredita que os nórdicos são mais inteligentes do que os negros; que os alemães tem mais habilidade para a mecânica; que os judeus são avarentos e negociantes; que os norte-americanos são empreendedores e interesseitos; que os portugueses são muito trabalhadores e pouco inteligentes; que os japoneses são trabalhadores, traiçoeiros e cruéis; que os ciganos são nômades por instinto, e, finalmente, que os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e a luxúria dos portugueses.
Resumindo, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo que chamamos de endoculturação. Um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada. a espécie humana, negligenciando os outros fatores como o social, o cultural, o estético e o político. Por exemplo, no determinismo cultural acredita-se que o ser humano age e pensa com base em seu meio cultural. Neste caso, o biológico fica em segundo plano.
You're reading a free preview.
Page 2 is not shown in this preview.
A arqueologia - estuda os traços das culturas das sociedades do passado, através de vestígios arqueológicos.
A etnografia - estuda as sociedades ágrafas; aquelas que não tem nenhuma forma de escrita.
A etnologia - estuda a análise comparativa entre as diversas culturas.