Fechamento de diastemas com restauração adesiva direta
RESUMO
Um dos desafios na odontologia estética clínica está o fechamento de diastemas anteriores, sem criar "Triângulos negros" entre os dentes. O sucesso de um tratamento restaurador em dentes anteriores depende da integração estética entre os tecidos moles e tecidos duros. O condicionamento da papila interdental é uma alternativa simples, direta, previsível e de baixo custo. Este artigo relata um caso em fechamento de diastema em dentes anteriores, que foi tratado com sucesso usando recontorno gengival e restaurações de resina composta.
Significância clínica
O fechamento de diastemas em dentes anteriores utilizando restaurações adesivas diretas e recontorno gengival é uma opção viável para o clínico, pois restaura a harmonia estética entre tecidos moles e duros.
INTRODUÇÃO
A odontologia moderna está constantemente à procura da excelência estética. Novos materiais e técnicas são frequentemente lançados, levando os profissionais à melhoria ao cumprir a demanda estética de seus pacientes. Durante várias décadas, os profissionais de todo o mundo têm tentado encontrar o equilíbrio perfeito entre a arquitetura branca (dentes) e arquitetura rosa (gengivas) na reprodução dos dentes anteriores, que devem ser esteticamente agradáveis e naturais.
Nesse contexto, uma das dificuldades encontradas é o fechamento de diastemas, sem criar os "triângulos negros". Triângulos negros gengivais são espaços que aparecem entre os dentes quando o tecido gengival não segue o respectivo contorno dos dentes e expõe o fundo preto da cavidade oral.
Entre as opções sugeridas para o fechamento de diastemas, ortodontia, dentística e prótese são os mais adequados. Dentística destaca-se por se apresentar simples, rápida, previsível, e soluções de baixo custo. Ortodontia requer a utilização de equipamentos fixos, o que significa que um tratamento mais complexo, longo e mais caro. Prótese