Febre Remática
JÁ AJUDOU 257 PESSOAS
312
VÁ DIRETO AO PONTO visão geral sintomas diagnóstico e exames tratamento e cuidados convivendo (prognóstico) prevenção visão geral
O que é Febre reumática?
A febre reumática, também chamada de reumatismo infeccioso, é uma doença inflamatória que se desenvolve após uma infecção anterior provocada pela bactéria do estreptococo.
A febre reumática pode afetar as articulações, a pele e até mesmo órgãos vitais, como o coração e o cérebro.
Causas
Infecções causadas pela bactéria Streptococcus pyogenes (ou estreptococo do grupo A), como a faringite estreptocócica e escarlatina, são o ponto de partida para a febre reumática. Essa doença se manifesta como uma complicação de um processo inflamatório anterior. Mais especificamente, a febre reumática é considerada uma doença autoimune, em que o sistema imunológico, por razões desconhecidas, passa a identificar células e tecidos saudáveis do corpo como invasores, atacando-os e causando diversos problemas à saúde.
As causas exatas da febre reumática ainda não foram totalmente esclarecidas.
Fatores de risco
Apesar disso, sabe-se que alguns fatores podem aumentar o risco de uma pessoa vir a desenvolver um quadro de febre reumática. Entre eles, estão:
Histórico familiar
A causa para a febre reumática pode estar no sangue. Algumas pessoas podem carregar um ou mais genes que as tornam mais propensas a desenvolver a doença.
Tipos de bactérias do estreptococo
Certos tipos de bactérias do estreptococo são mais propensos a levar à febre reumática, como as bactérias causadoras da escarlatina e da faringite estreptocócica.
Fatores ambientais
A ocorrência de febre reumática está associada a alguns fatores exógenos, como superlotação, falta de saneamento básico e outras condições que podem resultar na transmissão e contaminação pelas bactérias do estreptococo.
Idade
A febre reumática costuma aparecer com mais frequência em crianças e adolescentes dos seis aos 15 anos de