Febre Amarela
JÉSSICA rUTENBERG DA GAMA SOARES
FEBRE AMARELA
união da vitória - pr
2015
JÉSSICA rUTENBERG DA GAMA SOARES
FEBRE AMARELA
Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Saúde Coletiva.
Professora: Marly Terezinha Della Latta.
união da vitória – pr
2015
Febre Amarela
A doença / Agentes causadores
A febre amarela é provocada por um arbovírus do género flavivirus. A doença é transmitida por diferentes espécies dos mosquitos Aedes e Haemogogus, que carregam o vírus de um hospedeiro para outro, principalmente entre macacos, de macacos para seres humanos, e de pessoa para pessoa. Existem três ciclos possíveis de transmissão:
• Silvestre: Ocorre em florestas tropicais. Nestes casos, a febre amarela ocorre em macacos que estão infectados por mosquitos silvestres. Em seguida, os macacos infectados transmitem o vírus para outros mosquitos que se alimentam deles. Os mosquitos infectados então picam humanos que adentram a floresta, resultando em eventuais casos de febre amarela.
• Intermediária: Ocorre em partes úmidas ou semiúmidas da África, em que mosquitos semi-domésticos (que se reproduzem na floresta e acerca de domicílios) infectam tanto macacos, como seres humanos. Nestes casos, o aumento do contato entre as pessoas e os mosquitos infectados leva à transmissão da doença. Este tipo de transmissão é responsável por grande parte dos surtos de febre amarela que ocorrem na África. O surto pode levar a uma epidemia mais grave se a infecção ocorrer em uma área que abriga mosquitos domésticos e indivíduos não vacinados.
• Urbana: Grandes epidemias ocorrem quando pessoas infectadas introduzem o vírus em áreas densamente povoadas, com um elevado número de pessoas não imunizadas e mosquitos Aedes. Nestes casos, os mosquitos transmitem o vírus de pessoa a