Febrace 2013
É uma Feira de Ciências e Engenharia no Brasil, movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.
Desde 2003, a FEBRACE tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer.
O uso de videogames em salas de aula.
Introdução/Problema
A geração Z (pessoas nascidas entre 1991 e 1999) é a geração da internet e dos videogames: rápida e com fácil acesso a informação.
O método tradicional de ensino vai contra essa geração, pois muitas vezes, o aluno se torna um simples espectador da aula, não tomando parte dela ativamente.
Será possível dinamizar as aulas e aumentar a aprendizagem dos alunos a partir da introdução de videogames, mesmo que esses sejam, geralmente, considerados inimigos da escola?
Objetivo
Tornar as aulas mais dinâmicas.
Facilitar a apreensão dos conteúdos.
Mostrar se os videogames, na sala de aula podem...
Capturar o Interesse dos alunos.
Comentário: A ideia da implantação de videogames nas salas de aula é interessante. Minecraft, um jogo de construção em blocos, que já é aplicado em várias escolas no mundo. O jogo oferece ferramentas para criar, casas, monumentos históricos, tudo o que você quiser, o aluno pode aprender história e criar o cenário descrito em aula no jogo, ou criando uma vila sustentável, onde tudo se baseia em energia hidrelétrica, conforme aprendeu na aula de física. São muitas as possibilidades de interação durante aula, para ter um entendimento melhor, ainda mais quando se usa o videogame.
Lixeira Inteligente
Na grande São Paulo, enfrentamos problemas com alagamentos, enchentes, por causa do lixo que jogam, por exemplo, aquele papelzinho de bala, a latinha do refrigerante, etc. A lixeira inteligente separa os materiais recicláveis.
Por isso o objetivo da