FEB I
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS – FACEM
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA – DEC
Disciplina: Formação Econômica do Brasil I – 5º Período
Questões
1) Ao transformar o café em um produto de exportação, o Brasil utiliza mão do modelo agro-exportador como propulsor da sua economia/desenvolvimento. Desta forma, que elementos podem ser considerados preponderantes para alavancagem deste sistema produtivo (economia cafeeira)
2) Quanto ao processo de "recrutamento" de mão de obra escrava interna(ou ex-escravos) para a economia cafeeira, que elementos podem ser considerados impeditivos para a incorporação desta massa de trabalhadores ao sistema produtivo do café?
3) Quais as principais dificuldades inicialmente encontradas para a introdução da mão de obra européia na economia cafeeira?
4) Quais as principais características encontradas no processo migratório (interno) para a Amazônia, no final do século XIX?
5) O que pressupunha em termos econômicos, sociais e políticos, a eliminação do trabalho escravo no Brasil?
6) Quais os efeitos para economia cafeeira da quintuplicação do volume físico e do valor real do café, na segunda metade do século XIX?
7) Descreva as características básicas da economia cafeeira, quanto a: fluxo de renda, nível de renda, processo de inversão de capitais, rentabilidade, composição do trabalho e mobilidade social.
8) O que é demanda efetiva, quais as forma de estimulá-la e/ou retraí-la e como ela contribui para o funcionamento macroeconômico de um país?
9) Descreva os mecanismos utilizados pela política econômica republicana na formação de renda bruta, abordando os elementos presentes, para o substanciamento na formação de um mercado interno consumidor (F.M.I.C.)
10) De que forma os processo de formação de renda bruta, se configura numa “disfarçada política” de concentração de renda e o que isto influi no processo de formação de um mercado interno consumidor?
11) Quais as