FEB- FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA
1) A crise da economia colonial se deu por duas causas :
Caráter interno- Devido ao aumento da população e da produção, houve a expansão dos mercados na colônia, e essa expansão gerou conflitos entre metrópoles e colonos, pois os colonos começaram a lutar por seus próprios interesses.
Caráter externo- Com a Revolução Industrial na Europa, houve a necessidade de buscar novos mercados e isso repercutiu nas colônias brasileiras iniciando assim a evasão das fazendas para as indústrias.
2) Sistema de Parceria- Com a escassez de mão de obra nas fazendas ,começaram a contratação de imigrantes , e o sistema de parceria foi implantado com um contrato que de nada valia. Todos os benefícios firmados no contrato não foram cumpridos: transporte era custeado pelo próprio imigrante, a estadia precária e o seu sustendo se dava em comprar de armazéns da própria fazenda, os fazendeiros agiam de má fé e os colonos ficavam cada vez mais endividados. Essa situação começaram a chegar nos países dos imigrantes dando inicio a questões trabalhistas e a queda da vinda de imigrantes para o Brasil.
Sistema de Colonato- Para acabar com esses conflitos foi implantado o sistema de colonato onde os contratos começaram a ser cumpridos, todo transporte passou a ser custeado pelos fazendeiros, os imigrantes ganharam um pedaço de terra para plantar alimentos para a sua subsistência e começaram a receber um salário pelo trabalho realizado. Esse sistema se deslanchou com a parceria do governo paulista na contratação dos imigrantes, o maior número de imigrantes eram italianos devido a problemas de unificação que estava tendo na Itália.
3) A desvalorização cambial se deu por causa da redução da entrada da moeda estrangeira no país e a pressão politica exercida pelos cafeicultores ,visando preservar seus ganhos em moeda nacional .
Essa politica causou uma grande desordem financeira no país, pois os fazendeiros recebiam mais pela venda do