fdfsdsdg
865 palavras
4 páginas
Figura 3: http://tagarelinhas.blogspot.com.br/2010/10/o-esqueleto1-view-more-presentations.html 4.fibrose pulmonar idiopática:Aumento das fibras de um tecido. Formação ou desenvolvimento de tecido conjuntivo em determinado órgão ou tecido como parte de um processo de cicatrização ou de degenerescência fibroide.
Figura 4:
Fonte:https://www.google.com.br/search?q=fotos+fibrose+pulmonar&espv=2&biw=869&bih=622&so
4.1 Etiologia:
. Formação ou desenvolvimento de tecido conjuntivo em determinado órgão ou tecido como parte de um processo de cicatrização ou de degenerescência fibroide.
Na maioria das vezes a fibrose pulmonar é causada por uma Doença Intersticial Pulmonar (DIP), entre as quais se incluem dezenas de doenças que causam inflamação na parte terminal dos pulmões (alvéolos) e levam à cicatrização e fibrose progressivas.
Pneumoconioses: devido à inalação de poeiras inorgânicas como a sílica ou o asbesto.
Pneumonias de hipersensibilidade às poeiras orgânicas como as que afetam os criadores de aves, ao mofo, à sauna, ao ar-condicionado.
Várias infecções.
Uso de drogas.
Gases, fumaças e vapores.
Doenças autoimunes como as doenças reumáticas e doenças pulmonares como a sarcoidose e a bronquiolite.
Há também, além dessas, uma fibrose pulmonar idiopática de causa desconhecida, que pode acometer os dois pulmões. Em alguns raros casos, a fibrose pulmonar idiopática pode ocorrer em vários membros de uma mesma família e passar de uma geração para a geração seguinte.
A maioria dos indivíduos atingidos apresenta idade superior a 60 anos e a maior parte é do sexo masculino, fumante ou ex-fumante
4.2:sinais e sintomas
Os sintomas são de início insidioso, com progressiva dificuldade respiratória durante o esforço e diminuição da força.
Os outros sintomas mais comuns incluem tosse, perda de apetite e peso, fraqueza e dores vagas no tórax. Mais tarde, à medida que a