Fdfs
Dentre as muitas ferramentas que podem ser usadas pra implantar o sistema da Qualidade total numa empresa ou instituição é o Programa 5S. Este é o ponto de partida e um requisito básico para o controle da qualidade, uma vez que proporciona vários benefícios ao setor. A ordem, a limpeza, o asseio e a autodisciplina são essenciais para a produtividade.
O programa 5S é um processo com cinco grandes passos que ajudam a organizar melhor o trabalho, busca tornar o dia a dia na empresa mais tranquilo, através de cuidados com limpeza, uso adequado do material, eliminação de quebras, desperdícios, acidentes. Aplicação de atitudes simples, mas indispensáveis para facilitar e descomplicar as tarefas.
O 5S surgiu no Japão, nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada crise de competitividade. Além disso, havia muita sujeira nas fábricas japonesas, sendo necessária uma reestruturação e uma limpeza. O país precisava reestrutura-se, organizar as indústrias e melhorar a produção para ser compatível com o mercado mundial O programa tem este nome por tratar-se de um sistema de cinco conceitos básicos e simples, porém essenciais e que fazem a diferença no Sistema da Qualidade.
Os cinco conceitos foram introduzidos no Brasil em 1991, pela Fundação Cristiano Ottoni. São eles:
SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO
Identificar os itens necessários e desnecessários existentes no local de trabalho, isto é, manter apenas o que realmente precisa usar.
SEITON - SENSO DE ARRUMAÇÃO
Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente.
SEISO - SENSO DE LIMPEZA
Manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar.
SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE
Manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene.
SHITSUKE - SENSO DE