fdfdfdfd
Após a guerra, um novo capitalismo
Com as principais potências arrasadas pela Segunda Guerra, foi preciso reorganizar a economia mundial. Com esse objetivo, os aliados, vencedores do conflito, reuniram-se na cidade de Bretton Woods, situada na costa leste dos Estados Unidos. Várias decisões foram tomadas nessa conferência, entre elas a criação de organismos financeiros com a finalidade de conceder empréstimos a países em dificuldade e manter a estabilidade da economia mundial. Desse modo, foram fundados o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Bird (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento ou Banco Mundial}, ambos com sede em Washington. A adoção do padrão dólar-ouro, garantido pelo governo norte-americano, tornou a moeda dos Estados Unidos a mais importante da economia mundial. O mundo capitalista tinha uma nova potência, os Estados Unidos da América do Norte, ao mesmo tempo que ganhava um rival de peso: a potência socialista, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Pela primeira vez, o mundo ficou dividido entre dois sistemas opostos. Os dois lados lutavam para impor seu modo de produção: era o capitalismo norte-americano (Oeste) versus o socialismo soviético (Leste).
No mundo bipolar, o padrão de "poder" não era a supremacia econômica, mas a supremacia bélica, na fabricação de armas. Daí falarmos em corrida armamentista e corrida espacial.
As potências disputavam passo a passo quem conseguiria produzir a bomba mais potente ou ir mais longe na exploração do espaço. Para não ficar para trás, era preciso saber todos os segredos e todos os passos do inimigo. Nessa missão ficaram famosas a CIA e a KGB.
Durante o período de