Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados
TV Digital
Nomes:
Alexandre
Diego
Ítalo
Matheus
Mauricio
Rafael
Série 2ºA Data de Entrega: 20/06/2011
História da TV Digital
A história da televisão digital inicia-se nos anos 70, quando a direção da rede pública de TV do Japão Nippon Hoso Kyokai (NHK) juntamente com um consórcio de 100 estações comerciais, dão carta branca aos cientistas do NHK Science & Technical Research Laboratories para desenvolver uma TV de alta definição (que seria chamada de HDTV).
Os esforços estavam direccionados para a pesquisa de uma solução tecnológica capaz de dar ao telespectador as sensações mais próximas possíveis, tanto em imagem quanto em som, daquelas experimentadas por um espectador no cinema. Isso exigia não só maior nitidez da imagem e estabilidade na transmissão, mas também uma tela com dimensões proporcionais à das salas de projeção.
Ao constatarem que não era tão fácil dobrar o número de linhas do receptor (de 525 ou 625 para 1000 ou 1200 linhas), os técnicos japoneses entenderam que seria ainda mais difícil melhorar a qualidade da transmissão a partir da plataforma analógica. Não existia tecnologia capaz de realizar a compressão necessária para a transmissão de informações no volume exigido pela alta definição a partir de um canal tradicional de 6 MHz. No entanto, com o advento das tecnologias digitais, aumentaram as probabilidades de se atingir esta meta.
Transmissão do Sinal Digital no Brasil
A TV com formato digital tem início no Brasil em 1996 através da tv por assinatura via satélite como DirecTV e SKY. Apesar da imagem ser transmitida em sinal digital, esses sistemas não permitiam a alta definição e a interatividade era bastante limitada. Em 2006 foi feito o debate final sobre o sistema a ser escolhido e em 2007 foi lançado em São Paulo, todas as principais emissoras locais de São Paulo (TV Cultura, Rede Globo, Band, SBT, Record, RedeTV! e TV Gazeta), numa cerimônia conduzida por