fdfdf
“Custos e Benefícios, à escala local, de uma Ocupação Dispersa”
Anexo 9
Inquérito a residentes sobre apreço pelo local de residência, mobilidade e procura imobiliária Aveiro, Julho de 2009
Disponível em: http://www.ua.pt/ii/ocupacao_dispersa
Investigador Responsável pelo Projecto
Jorge Carvalho, Universidade de Aveiro
Instituições Participantes:
Financiamento:
Por Fundos FEDER através do Programa Operacional Factores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do projecto FCOMP-01/0124/FEDER/007040
1
1. Objectivos e Estrutura
1.1. O Inquérito irá fornecer dados para três tarefas distintas:
-
Cálculo
dos
custos
de
mobilidade: recolher-se-á informação relativa
às
deslocações dos indivíduos, que nos permitirá calcular custos integrados de mobilidade para cada área de estudo.
-
Caracterização da procura habitacional: recolher-se-á informação relativamente à actual residência do indivíduo, última mudança de casa e expectativas e preferências actuais.
-
“Qualidade de Vida” / Apreço por diferentes formas de ocupação urbana: recolherse-á informação que permitirá definir o vector dos benefícios do Projecto.
1.2. A estrutura do Inquérito obedece a estes objectivos. Assim, haverá três partes distintas – mobilidade, procura habitacional e avaliação de formas de ocupação urbana. A estas, junta-se uma quarta parte – caracterização do indivíduo e do agregado familiar. Este último grupo de perguntas permitir-nos-á, acima de tudo, encontrar variáveis de controlo que ajudarão a interpretar os dados. Por exemplo: será que a avaliação que as pessoas fazem das formas de ocupação urbana é condicionada pelo sexo? E pelas habilitações literárias? Etc. Permitirá também a definição de grupos de opinião a partir das características dos indivíduos.
A tabela seguinte sintetiza a estrutura do