fdfdadsfsadfe aefafsed
427 palavras
2 páginas
Escola Estadual Geraldo Gomes RibeiroJeferson Frade
Atala Luana
Metodologias de desenvolvimentos de software
Ipatinga-MG
2014
Jeferson Frade
Atala Luana
Ipatinga-MG
2014
Resumo
Muitas vezes, o uso de uma metodologia é encarado como cerceamento da criatividade dos técnicos, ou como, acréscimo de burocracia, leiam-se documentações, por muitos tidos como desnecessário a construção de software. Uma metodologia não deve limitar a criatividade profissional, mas deve ser um instrumento que determine um planejamento sistemático, que harmonize e coordena as áreas envolvidas. O que limita a criatividade não é a metodologia, mas os requisitos de qualidade e produtividade de um projeto.
Sumário
Introdução
O presente trabalho é sobre praticas de projetos, mas concretamente metodologias de desenvolvimentos de softwares que abrangem muitas disciplinas, incluindo Gerencialmente de Projetos, e as suas fases como: análise, projeto, codificação, teste, e mesmo a Garantia da Qualidade.
Desenvolvimento
Há uma discussão na ciência a respeito das palavras: metodologia e método. Elas são largamente utilizadas como sinônimos, embora muitos autores acreditem que seja importante destacar a diferença entre as duas. Uns entendem o método como um processo, e a metodologia como o estudo de um ou vários métodos.
Interessante observar a etimologia destas palavras. Ambas as palavras derivam do mesmo radical do Grego, méthodos = 'caminho para chegar a um fim' e logia = 'estudo de'.
Na Engenharia de Software, em particular, a discussão continua. Uns argumentam que método é um processo com uma série de passos, para construir um software, enquanto que uma metodologia é a codificação de um conjunto de práticas recomendadas, às vezes acompanhada de material de