fdafd
Linguagem Object Pascal (Delphi)
Adriana Orthmann Fernandes 0513800-0 Marcos Kerecki 0423839-7
Florianópolis, 12 de maio de 2008
Introdução
As linguagens de programação podem ser classificadas em linguagem de 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Geração, sendo que a linguagem Object Pascal faz parte da 3ª Geração. Object Pascal é baseado no paradigma de orientação a objetos. As linguagens que aceitam este paradigma, como Java e C++, seguem a mesma filosofia básica, mas diferem em sintaxe e estilo.
As linguagens orientadas a objetos oferecem muitas vantagens sobre as linguagens procedurais tradicionais. Como os objetos encapsulam dados e funções relacionados em unidades coesas, é fácil localizar dependências de dados, isolar efeitos de alterações e realizar outras atividades de manutenção, e talvez, o mais importante, as linguagens O facilitam a reutilização.
Neste trabalho são abordados critérios a serem observados na avaliação de uma linguagem de programação, especificamente para a linguagem Object Pascal. Critérios como legibilidade, portabilidade, extensibilidade, ortogonalidade, tipagem, custo, ambientes de programação.
Além disso são apresentadas características da linguagem, como identificadores, variaveis, contantes, tipo de dados, estruturas de controle, etc.
Histórico da Linguagem Object Pascal/Delphi
A linguagem de programação Object Pascal utilizada no Delphi não foi inventada em 1995 juntamente com o ambiente de desenvolvimento visual da Borland; a linguagem foi simplesmente estendida a partir da Object Pascal que já existia nos produtos Borland Pascal. Mas a Borland não inventou a Pascal; apenas ajudou a torná-la popular e a estendeu um pouco.
Pascal de Wirth: a Linguagem Pascal foi criada a partir de uma linguagem chamada ALGOL. Esta