FC anapolis
COMPARAÇÃO DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE TOMATE
CONVENCIONAL E ORGÂNICO EM CULTIVO PROTEGIDO
COMPARISON OF CONVENTIONAL AND ORGANIC TOMATO GROWING UNDER
PROTECTED CULTIVATION
José Magno Queiroz LUZ1; André Vinícius SHINZATO2; Monalisa Alves Diniz da SILVA3
1. Professor, Doutor em Fitotecnia, Instituto de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Uberlândia. jmagno@umuarama.ufu.br; 2.
Engenheiro Agrônomo. 3. Doutora em Produção e Tecnologia de Sementes, Pesquisadora Bolsista Recém-Doutor CNPq.
RESUMO: O objetivo deste trabalho foi comparar os aspectos agronômicos e econômicos da produção convencional e orgânica do tomateiro. Realizou-se um levantamento geral dos sistemas de produção convencional e orgânico do tomateiro, abordando os aspectos agronômicos (manejo, preparo do solo, métodos de controle de pragas, doenças e plantas nativas, produtividade, entre outros) e econômicos (custo de produção e lucratividade). O sistema orgânico apresentou-se agronomicamente viável, com um custo de produção 17,1% mais baixo que o convencional e lucratividade até 113,6% maior.
PALAVRAS-CHAVE: Lycopersicon esculentum. Sistemas de cultivo. Tratos culturais. Economia.
INTRODUÇÃO
É inegável a preocupação crescente com o meio ambiente. Observa-se a retomada do crescimento da agricultura orgânica, que visa diminuir os efeitos adversos do uso de produtos químicos no ecossistema, por meio de métodos alternativos de controle de pragas e doenças, preservação das propriedades do solo, manejo de plantas daninhas, cobertura morta, adubação verde e rotação de cultura, entre outros. A perspectiva da produção orgânica de hortaliças é trabalhar com níveis de produtividade e apresentação do produto compatíveis com as necessidades da população atual e o nível de exigência do consumidor
(SOUZA; SAMPAIO; COUTINHO, 1995).
No Brasil, a participação da área com certificação é de 49% da área total com agricultura orgânica, sendo por ordem de