FAZER NORMA ABNT KIANE
585 palavras
3 páginas
SUMÁRIOIntrodução ........................................................2
Desenvolvimento .............................................3
Conclusão ........................................................4
Bibliografia .......................................................5
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho é apresentado aspectos positivo do sistema de saúde brasileiro. Ao compararmos com as facilidades e dificuldades dos sistemas de saúde de outros países podemos apresentar um bom tratamento aos pacientes no Brasil.
2.DESENVOLVIMENTO
Após conhecer outros sistemas de saúde no mundo, vemos inúmeros pontos positivos no sistema de saúde brasileiro. O SUS funciona como coordenador de pesquisa do Brasil, é um grande comprador de medicamentos e produtos biotecnológicos. No setor público, há um desafio a mais que são as doenças negligenciadas, tais como leishmaniose, doença de Chagas e malária, que não são objeto de investimento por parte do setor privado. Programas de excelência como tratamento da aids, transplantes e redes de doadores de medula, além da melhora de diversos indicadores de saúde, como a redução das taxas de mortalidade infantil e na infância e eliminação de doenças como poliomielite, rubéola e sarampo. No caso dos transplantes, o SUS é responsável pela realização de cerca de 95% de procedimentos, cujas diretrizes nacionais determinam gratuidade da doação, beneficência em relação aos receptores e não maleficência em relação aos doadores vivos. Não é raro que tratamentos de câncer ou transplantes de um usuário sejam cobertos pelo SUS, depois que o plano de saúde vira as costas. Isso sem falar nos medicamentos de alto custo, como no caso do tratamento da aids.
O SUS não tem carência, não exige pagamentos adicionais, não tem auditoria médica e não nega procedimentos de alta complexidade e próteses. E mesmo quem paga plano de saúde pode recorrer a ele, ao contrário do que acontece nos EUA.
O Sistema Único de Saúde