fazendo plastico
Um dos compostos mais comuns existentes é o plástico. O plástico é feito de polímeros, que são longas moléculas acorrentadas umas às outras. A maioria dos plásticos que usamos são feitos de petróleo. Neste experimento podemos observar a formação do plástico de outra maneira, ou seja, através de uma reação química com a mistura de leite e vinagre.
Desenvolvimento
Nesta experiência foi produzido plástico através da mistura de leite e vinagre.
Para realização do experimento químico foi necessário aquecer o leite e acrescentar o vinagre aos poucos, até surgirem o soro do leite (aquela água amarelada típica de um leite azedo) e uns pedacinhos sólidos. Esses pedacinhos que ficaram no pano quando foi coada a mistura, formou-se a massa que, depois de moldada e seca, virou plástico. O plástico de leite em sua composição se assemelha ao plástico “tradicional”. O plástico que conhecemos é um polímero, isto é, uma grande molécula formada por vários pedacinhos que se repetem. O plástico de leite, por sua vez, é composto por uma proteína chamada caseína que é formada por pedacinhos também, os aminoácidos, tornando-se um polímero natural.
A caseína é a principal proteína do leite. É bastante solúvel em água por se apresentar na forma de um "sal de cálcio". Mas, sua solubilidade é afetada pela adição de ácidos (vinagre) que altera sua estrutura e faz com que essa proteína precipite. Por isso, ela se separa da fase líquida do leite quando você adiciona o vinagre. Essa fase líquida é chamada de "soro". Todos os plásticos até hoje sintetizados foram obtidos através de processos de polimerização, em que os monómeros ligam-se dando origem a moléculas maiores - os polímeros. Alguns plásticos, os monómeros ligam-se uns aos outros em várias direções, produzindo estruturas tridimensionais. Exemplo: caseína -formaldeído, que constitui-se num polímero, já que sua unidade básica resulta da junção de uma proteína com o formaldeído.
Conclusão
Durante a realização