Fazendeiro celta
N°: 20
Série: 1°em B
Livro: O Império Romano e a idade média
Autor: Giovanni Caselli
FAZENDEIRO CELTA
Origem na Europa central e dali espalharam-se pela Polônia, Espanha, Inglaterra, Irlanda e Ásia Menor (Turquia).
Os celtas vivam principalmente em fazendas familiares, espalhadas e os fazendeiros cultivavam várias espécies de trigo, aveia e cevada.
As habitações celtas eram geralmente grandes cabanas redondas, os telhados cobertos de palha.
Seus tecidos eram geralmente de lã tingida com liquens, casca de arvores e plantas.
PECUÁRIA
Os celtas criavam gado, que era usado par puxar arados e para o suprimento de carne e leite, também criavam ovelhas. Cavalos eram muito importante para os celtas,que também criavam galinhas, as abelhas eram utilizadas para fornecer cera e mel.
CULTURA CELTA
O nome celta é usado para denominar uma cultura, e não uma raça. Esses povos compartilhavam uma tradição material e mantinham arte, linguagem e religião comuns.
LÍNGUA
A língua dos celtas pertence à mesma família indo-européia do latim e do grego. Hoje em dia o gaélico, galês e bretão da Irlanda e da Escócia são o que resta da língua celta;
UMA RAÇA INVENTIVA
Os celtas, diferentemente dos gregos e romanos, nunca desenvolveram uma escrita ou tradição históricas, nunca formaram Estados políticos ou impérios. Porem sua arte era muito aplicado, inventaram a cola de malha e foram os primeiros a ferrar cavalos, também inventaram o sabão.
OS CELTAS ERAM BÁRBAROS?
Embora muitos escritores romanos chamassem os celtas de bárbaros, a agricultura desta era muito mais eficiente do que a dos próprios romanos.
Suas rodas de carroças possuíam rolamentos que só foram "redescobertos" nos tempos modernos.
CONTRASTES CELTAS
Gostavam de lutas, era comum os sacrifícios humanos nos rituais obrigatorios religiosos.
Suas tribos era muito desunidas e possuiam muita rivalidade e disputas internas, que foram certamente a causa principal da derrota