Fayol
Engenheiro de minas e administrador francês, Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial, a formular uma teoria completa de gestão e a definir as principais atividades do gestor dentro das organizações: planear, organizar, comandar, coordenar e controlar (NUNES, 2007).
De acordo com SOUSA (2008) Jules Henri Fayol, nasceu em Istambul em 1841, era filho de pais franceses. Seu pai, André Fayol, foi um contramestre em metalurgia. Fayol era formado em engenharia de minas em St. Ettiénne, aos 19 anos, passou a trabalhar em uma empresa de minas, metalúrgica e carbonífera, onde desenvolveu sua carreira de engenheiro administrador e como teórico de gestão. Foi considerado o primeiro pensador da gestão e o pai da idéia da organização estrutural das empresas por funções. Vivendo as consequências da Revolução Industrial, tornou-se Gerente de Minas aos 25 anos.
A "Teoria Clássica da Administração" foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência (CASSÃO, 1996).
A teoria clássica foi desenvolvida por Fayol, um engenheiro francês, que viveu entre 1841 e 1925. Tal como Taylor, também tinha como preocupação de base, a eficiência dos trabalhadores na empresa. Fayol desenvolveu a sua carreira profissional numa empresa metalúrgica e carbonífera. Ele considera que a aplicação da metodologia cientifica à empresa, aumenta a sua produção e a sua estabilidade (TRINDADE, 2011).
II. Revisão da Literatura
2.1. Teoria Clássica da Administração
A Teoria Clássica teve o seu início na França e 1916, tendo como fundador o francês Henri Fayol, engenheiro que se baseava em princípios e técnicas para o seu trabalho (DIAS, 2010).
Para CASSÃO (1996) a teoria clássica da administração sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e