Fayol
Assim em 1926, o Centro de Estudos Administrativos fundiu-se com a Conferência da Organização Francesa, dando origem ao Comitê da Organização Francesa, que se tornou a mais importante associação francesa dedicada ao estudo da administração.
Processo administrativo segundo Fayol e A função administrativa
Aos 75 anos, Fayol publicou o livro Administração Geral e Industrial. De acordo com o livro e com o autor, “a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos (desde a família até aos negócios) e que sempre exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle”:
Planejamento: previsão, traçar planos para o presente e para o futuro;
Organização: montar uma estrutura humana e material para o empreendimento;
Comando: manter o pessoal em atividade em toda a empresa;
Coordenação: reunir, unificar e harmonizar toda a atividade e esforço;
Controle: cuidar para que tudo se realize conforme os planos.
Papel dos Gerentes
Fayol considera a empresa ou qualquer organização como um sistema racional de regras e de autoridades que justifica a sua existência na medida em que atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens ou de serviços, a seus consumidores.
Em sua visão, o papel dos gerentes na empresa corresponde a fazer ações coordenadoras e tarefas de controle gerencial; e para um bom desempenho do papel, ele indicou 10 deveres aos gerentes.
Finalmente, Fayol completa sua teoria com a proposição de 14 princípios que devem ser seguidos para uma administração eficaz. Fayol foi o pioneiro no reconhecimento de que a administração deveria ser vista como função separada das demais funções na empresa.
Herança de Fayol
Depois de Fayol, outros autores se propuseram a refletir, pesquisar e escrever sobre o processo de administração e o papel dos gerentes, desenvolvendo o