fayol e taylor
A Teoria Clássica teve o seu início na França em 1916 e como fundador o francês Henri Fayol, engenheiro que se baseava em princípios e técnicas para o seu trabalho e que partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa.
Fayol foi responsável pela Teoria Clássica cuja preocupação era aumentar a eficiência da empresa por meio da organização dos seus departamentos e funções, além disso, sua teoria deu ênfase na estrutura organizacional, coisa que até então não tinha sido feita.
Portanto a Teoria Clássica teve como característica a ênfase na estrutura que a organização deve possuir para ser eficiente
Já a Teoria Científica teve seu início nos Estados Unidos na mesma época, tendo como fundador Taylor que partiu de uma abordagem analítica e concreta que trabalhava com ênfase nas tarefas e no operário em si.
Taylor foi responsável pela Teoria Científica, cuja preocupação era aumentar a eficiência da empresa por meio da eficiência máxima dos operários. Taylor enfatizava a divisão do trabalho e a análise das tarefas de cada cargo. A primeira preocupação dele era o nível operacional, por isso começou seus estudos pelo trabalho do operário, seguindo um caminho de baixo para cima e das partes para o todo. Iniciou suas pesquisas junto aos operários no nível de execução, analisando as tarefas de cada um e decompondo seus movimentos e processos de trabalho.
Portanto a Teoria Científica teve como característica a ênfase nas tarefas realizadas pelo operário.