Fayol divide quem pensa de quem faz
Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência, pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional, pela ênfase nas pessoas; preocupação com o comportamento organizacional (processo de trabalho) e estudo do comportamento humano (motivação humana - teoria de Maslow).
Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor; Criou funções básicas que qualquer empresa precisava ter; alem das funções administrativas. * Quais os fatores que explicam a Teoria da Contingência? Quais suas características principais.
O escopo da teoria das contingências é encontrar a combinação entre o desenvolvimento dos sistemas contábeis e das contingências especificas. Tal combinação é capaz de auxiliar o gestor a atingir os objetivos da empresa e melhores resultados. Portanto, não existe uma estratégia administrativa geral aplicável em todas as organizações e em todas as circunstâncias, pois os sistemas são desenvolvidos com base em uma combinação de fatores externos e características internas das empresas.
A teoria da contingência é uma perspectiva teórica do comportamento organizacional que enfatiza a maneira pela qual as contingências, como a tecnologia e pressões ambientais, afetam o desenvolvimento e o funcionamento das organizações. Alem disso, as contingências influenciam a estrutura das organizações nos níveis de formalização, especialização, diferenciação e burocratização.
Assim, a Teoria da Contingência apresenta os seguintes aspectos básicos: 1. A organização é de natureza sistémica; ela é um sistema aberto. 2. As variáveis organizacionais apresentam um complexo inter-relacionamento entre si e com o ambiente.
Caracteristicas:
1. Estrutura burocrática organizada a partir de uma minuciosa divisão de trabalho. A