Fayo
No inicio dos anos 90, enquanto Taylor desenvolvia sua Administração cientifica, Fayol, um engenheiro francês, começava a chamar a atenção com uma nova teoria administrativa, caracterizada pela ênfase na estrutura da organização ao inves do foque na tarefa realizada pelo operario. Porém com o mesmo objetivo: a busca da eficiencia nas organizações. Essa teoria ficaria conhecida como Teoria Classica da Administração.
A OBRA DE FAYOL
Sua teoria classica teve a primeira aparição em seu livro intitulado “Administration Industrielle e Générale” onde salientavas que toda empresa apresenta seis funções como: Funções técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contabeis e administrativas.
Em sua obra, Fayol define administração como “prever, organizar, comandar, coordenar e controlar”. Onde prever conceitua-se como visualizar o futuro e traçar programas de ação; Organizar: Contituir o duplo organismo material e social da empresa; Comandar: Dirigir e orientar o pessoal; Coordenar: ligar, unir e harmonizar os esforços coletivos; Controlar: Verificar que tudo ocorra como planejado.
Tais elementos constituem o chamado “processo administrativo”, localizaveis em qualquer nivel administrativo e nao somente na alta gerência. A diferença estaria no volume e variedade des funções administrativas junto com outras não-administrativas.
Fayol tambem diferencia Administração de Organização. Em suas palavras , Administração é um todo do qual a organização é uma das partes. A administração abrange aspectos que a organização por si só não envolve, tais como previsão,comando e controle. A organização abrange apenas a definição da estrutura e da forma, sendo,portanto, estática e limitada. Com isso, “oraganização passa a ter dois significados:
Organização como entidade social: as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos especificos, como por exemplo, em uma empresa.
Organização como função administrativa: Relacionado ao ato de organizar, estruturar e alocar