Favelização no bairro taquari
As Nações Unidas combinam várias características para definir o que é uma favela: acesso insuficiente à água potável, ao saneamento básico e a outras infra-estruturas; má qualidade estrutural de habitação; superlotação; e estruturas residenciais inseguras.
Construção residencial no Taquari
Já o termo favelização é utilizado para definir áreas de habitação que já foram respeitáveis, mas que se deterioraram, ou vastos assentamentos informais (invasões) encontrados nas cidades de países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
Embora a aparência física das favelas mudem de uma região para outra, todas possuem em comum características como a degradação urbana, pobreza, desemprego e elevados índices de crimes, alcoolismo e dependência química entre seus moradores.
Isso porque, essas áreas são geralmente habitadas por populações socialmente desfavorecidas, que sobrevivem com uma renda muito pequena, geralmente insuficiente, e a grande maioria só permanece no local por absoluta falta de opção. São bairros onde a saúde é precária devido a quase inexistência de redes de água potável, eletricidade, esgoto e coleta de lixo. Situação agravada pela ausência também de serviços básicos como policiamento, o que deixa os habitantes â mercê da violência e do aliciamento de suas crianças.
Mesmo assim, as moradias nesses locais podem variar de simples barracos a construções permanentes e bem-estruturadas. Isso porque a especulação imobiliária eleva o valor das moradias em áreas mais bem servidas da cidade, arrastando para essas regiões, pessoas cuja renda embora esteja acima da mínima, não é suficiente para adquirir imóvel em outro lugar.
Mas uma favela não pode ser definida apenas pela aparência de suas edificações. A arquitetura vernacular da Amazônia poderia, se alocada nas regiões mais desenvolvidas do Brasil, ser considerada típica de favela, quando na verdade reflete apenas a forma de morar de