Favela de heliopolis
Vila Heliópolis é um bairro localizado no distrito do Ipiranga, na Zona Sudeste da cidade de São Paulo.
Composto por catorze glebas, possui cerca de 100 mil habitantes em uma área de quase um milhão de metros quadrados.
Já foi considerada a maior favela do Brasil, mas hoje tem estatuto de bairro.
Começou como um conjunto de terrenos baldios, lotes e poucas casas de operários de chão de fábrica, mas a partir das décadas de 60 e 70 ocorreu uma grande invasão de terras.
A favela foi construída ilegalmente, mas acabou consolidando sua estrutura e virando bairro.
"Rádio Heliópolis, a rádio verdadeiramente comunitária"
Como praticamente toda rádio comunitária, a Rádio Heliópolis, veículo de comunicação da maior favela do país, nasceu da idéia de dialogar com a comunidade. Seus idealizadores queriam tirar os moradores da favela da passividade e os tornarem atores na transformação de sua realidade. “A gente queria era puxar a orelha do povo, dizer que eles têm direitos, mas também têm deveres. Sem saber estávamos montando uma rádio comunitária”, conta Gerô, coordenador geral e locutor da rádio.
A dimensão que essa idéia tomou, tornando-se hoje uma referência de rádio comunitária no Brasil, só foi possível por conta de um enorme esforço dos participantes e de muita fé. Sim, fé, na transformação, que, segundo explicação de Gerô, é ainda requisito fundamental para participar desse projeto; assim como ser residente da favela. “A gente sabia que não adiantava botar um locutor famoso na rádio, que entendesse de técnica, mas não entendesse a nossa realidade, que não tivesse a nossa linguagem. Nós sabíamos falar com a favela, coisa que ninguém que está fora daqui saberia fazer”, conta o entusiasta da rádio que hoje cursa o terceiro ano de jornalismo da Faculdade São Marcos para aprimorar o veículo.
Quando nasceu, em 1992, era só uma cabinezinha de onde eram emitidos os sons que ecoariam aos 120 mil habitantes da favela através de cornetas instaladas