Fauna
Fauna do Japão
Muitas espécies raras não encontradas nos países vizinhos podem ser vistas na fauna japonesa.
Assim como a vida vegetal é amplamente diversificada graças às diferentes condições climáticas do norte ao sul, assim as ilhas japonesas são habitadas por animais segundo as suas regiões: animais tropicais do sudeste asiático, animais chineses e da zona temperada coreana, e animais subárticos siberianos.
Peixes-coral tropicais coloridos e brilhantes, tartarugas, e cobras marinhas são encontrados no mar tropical das ilhas Ryukyu, que também é lar do boto e do golfinho negro. No mar ao norte de Honshu encontram-se leões-marinhos, focas e baleias. Animais típicos do ártico como as morsas às vezes visitam Hokkaido, o lado mais ao norte próximo do Mar de Okhotsk.
Na parte mais ao sul do Japão, as Ilhas Ryukyu são habitadas na maior parte por animais tropicais como a águia das serpentes, morcegos e lagartos.
Pelas ilhas continentais de Honshu, Shikoku e Kyushu, perambulam tanukis (cães-guaxinim), veados sika e patos-mandarim, que são de florestas estacionais deciduais, tanto da Coreia, como do norte da China. Das florestas coníferas siberianas, vêm o urso pardo, a perdiz-avelã e o lagarto comum.
A distribuição de animais não é contínua devido ao fato das ilhas japonesas terem se separado e se unido ao continente repetidas vezes, resultando em uma migração animal extremamente complexa. Além disso, os animais encontrados em um lugar específico do Japão não são os mesmos vistos em áreas semelhantes no continente; muitas dessas espécies são encontradas exclusivamente no Japão.
Entre as espécies endêmicas do Japão estão a ratazana japonesa, o macaco japonês, o faisão, a salamandra gigante japonesa e a libélula primitiva. Da mesma maneira, nas ilhas Ryukyu, que alguns