Fauna E Flora Da Austr Lia
A zona tropical é muito arborizada, principalmente de árvores às folhas caducas. Mais dentro das terras, a zona moderada acolhe savana, lande e florestas moderadas, enquanto os Alpes australianos e as montanhas Tasmânia protegem uma vegetação alpina. Os pinhos são caraterísticos da costa oriental, até Tasmânia. Nas regiões arborizadas do Sul, os eucaliptos dominam; acácias estão, contudo igualmente presentes. A superfície ocupada pela vegetação diminuiu consideravelmente desde a chegada dos primeiros colonos europeus em 1788.
A flora australiana contem cerca de 22 000 espécies vegetais. Encontram-se nomeadamente 500 espécies diferentes de eucaliptos, mas só uma baobab. O Anigozanthos, chamadas localmente kangaroo paws, “patas de canguru”, é a planta emblema da Austrália-Ocidental.
Os animais em Austrália
Cerca de 100 000 espécies animais diferentes foram posicionadas e descritas, mas a fauna australiana contaria até o 000. Numerosas espécies são endémicas. Por exemplo, das quase 2 000 espécies de animais vertebrados (fora de peixes), 1350 encontram-se apenas na Austrália (ou seja, 68 p. 100). Às espécies mais caraterísticas da fauna australiana são mamíferos primitivos monotrèmes, que põem ovos. Contou-se na Austrália 282 espécies de mamíferos,
O coala, um dos emblemas animais Queensland, vive unicamente nas florestas de eucaliptos, cujas folhas escolhem com cuidado de uma vintena de espécies como alimento. Entre os outros mamíferos limpos à Austrália figura o Dingo, um cão selvagem descendente de cães domesticados introduzidos pelo homem na ilha há cerca de 12 000 anos, caçando a noite e grande depredador de carneiro.
A fauna australiana compreende igualmente diversos mamíferos originários de outras regiões do mundo e importados na Austrália ao longo dos séculos. O exemplo mais conhecido é o coelho, cuja introdução e proliferação - devido à ausência de depredadores - causaram verdadeira uma catástrofe ecológica. Uma população