FATOS SOCIAIS
Por exemplo, a alta taxa de suicídio no Japão; não são só fatos individuais e particulares que os levam a suicidar. Toda cultura e a educação deste país exerce grande diferença no pensamento do indivíduo na hora de se suicidar. O mesmo caso particular de frustração do indivíduo, em outra sociedade, poderia não o levar ao suicídio. Esse é um fato social, alem de psicológico. o fato social é todo e qualquer acontecimento na sociedade.
Os fatos sociais é composto da Generalidade - todos os indivíduos pensam da mesma maneira, sejam eles um grupo grande ou pequeno de pessoas
Um exemplo interessante (embora relativo) é a corrupção. Se pegarmos dados de diversos países capitalistas ocidentais, que se organizam por meio do Estado democrático de direito, veremos que a corrupção é presente em todos eles, ainda que de diferentes maneiras. Assim, poderíamos considerá-la um fato social normal. Por outro lado, a ausência quase total de corrupção poderia ser tratada como um "fato social patológico", pois acontece apenas em um ou dois contextos nacionais atuais, se muito.
- Compreender os fatos sociais como “Formas de sentir, pensar e agir – valores morais, crenças, normas, doutrinas”; suas características (generalidade, exterioridade e coercitividade).
b) São exteriores aos indivíduos: os fatos sociais atuam independentes das vontades e escolhas do indivíduo Eles possuem uma generalidade: os fatos sociais se repetem e se manifestam em todos os indivíduos ou na maioria deles
Fazer três refeições ao dia.
Trabalhar 8 horas por dia.
Ir à missa aos domingos.
Ter uma única religião.
Casar com somente uma pessoa.
Estudar no início da vida – ir a escola todos os dias.
Atravessar a rua na faixa de segurança.
Valorizar as pessoas que tem dinheiro.
Menosprezar as pessoas que não tem dinheiro.
Endeusar aqueles que aparecem na TV.
Amar os pequenos.
Ignorar os idosos.
Consumir muito mais do que precisamos.
Valorizar o magro, o belo, o jovem, o saudável.
Desprezar o