Fatos sociais e projetos de formação da sociologia segundo Émile
Departamento de Ciências Humanas
Disciplina: Sociologia
Professor: Marcelo Sevaybricker Moreira
Roteiro de aula: fatos sociais e o projeto de fundação da Sociologia de Émile Durkheim
Bibliografia:
DURKHEIM, Émile. (2007), As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes.
Ideias principais:
# Contexto de fundação da “sociologia objetiva”, de criação do periódico Année Sociologique (comunidade científica). Precocidade e imaturidade intelectual da sociologia frente às outras ciências. Necessidade de delimitação de um objeto próprio (psicologia, economia, etc.)
# Adoção corrente dos juízos do senso comum: “quando nos cremos livres dele, ele nos impõe seus julgamentos sem que o percebamos (2007: XII).
#Método conservador: “considera os fatos sociais como coisas cuja natureza, ainda que dócil e maleável, não é modificável à vontade”(2007: XIII). Racionalismo: a conduta humana é “redutível a relações de causa e efeito” (2007: XIII). Fundamento do método: “os fatos sociais devem ser tratados como coisas”(2007: XVII), isto é, como objetos que não podem ser reduzidos à nossa consciência; boa parte dos fatos sociais nos são legados pelas gerações anteriores.
# Uma observação interior de nossa consciência não é suficiente para compreender as razoes de ser do fato social; “é preciso, pois, encontrar alguns sinais exteriores que a tornem sensível” (2007: XXI), além de ser resultado de causas exteriores à consciência individual, requerendo, portanto, observação empírica.
# Assim como a compreensão da vida celular não pode se resumir à análise das partículas minerais que compõem a célula, o entendimento da sociedade não deve se limitar ao exame dos indivíduos, de sua consciência, etc. O agrupamento de indivíduos que cria a sociedade faz com que essa assuma uma dinâmica própria, inexistente até então. Diferenciação entre consciência coletiva e consciência individual, entre mentalidade dos grupos e mentalidade