Fatos contábeis
Fatos Permutativos ou Compensativos É aquele que tem alteração nos valores dentro do patrimônio sem alterar o valor do mesmo, podendo alterar a composição dos demais elementos do patrimônio líquido, provocando alterações qualitativas.
Fatos Modificativos É aquele que ao contrário do permutativo ele altera a situação líquida do patrimônio refletindo a modificação na situação líquida da empresa, provocando alterações quantitativas, aumentando ou diminuindo o valor do patrimônio. Na classificação de aumentativo temos todas as contas de receitas, ou seja, as contas do Ativo e do Capital próprio, já na classificação do diminutivo, temos as contas de despesas, ou seja, as contas do Passivo.
Fatos Mistos ou Compostos É a combinação do permutativo com o modificativo, pois provoca alterações qualitativas e quantitativas, sendo classificadas como Aumentativo ou Diminutivo. Na classificação do aumentativo temos as contas de receitas, gerando uma permutação, ou seja, o aumento do valor do Patrimônio Líquido conforme exemplo abaixo: Pagamentos de duplicatas com descontos: É considerado um “Fato Misto Aumentativo”, pois o passivo diminui por ser considerado uma obrigação de pagamento, o ativo diminui por debitarmos da conta banco o valor para o pagamento da mesma e assim aumentando o patrimônio por ser considerado uma conta de Descontos Obtidos. Na classificação do diminutivo, temos o inverso do aumentativo, as contas de despesas, gerando uma diminuição no Patrimônio Líquido conforme exemplo abaixo: Pagamentos de duplicatas com juros: É considerado um “Fato Misto Diminutivo”, pois o passivo diminui por ser considerado uma obrigação de pagamento, o ativo diminui por debitarmos da conta