Fatos contabeis e fiscal da empresa jmk
O presente trabalho trata de conceitos específicos na área contábil e empresarial, que podem ser aplicados na empresa JMK COMERCIO DE FERRAMENTAS ELETRICAS LTDA, atuante no comercio varejista de ferramentas de uso pessoal, para que possam alcançar maturidade e produtividade na gestão da empresa.
Trata-se de conceitos referentes a aplicações financeiras no mercado, que podem direcionar os negócios, alem de orientações no tocante aos impostos e suas variantes de acordo com o regime de tributação apurado na empresa e as normas de legislação brasileira aplicadas na contabilização das empresas. Alem disso, são evidenciados conceitos que tratam das diversas modalidades de avaliação de estoque, proporcional ao segmento de mercado praticado na organização.
Diante dos conceitos evidenciados, propõe-se que a empresa venha utilizá-los para desenvolver um modelo de gestão linear e apta para sinalizar para o mercado.
2 DESENVOLVIMENTO
1. Aplicação financeira
Juros compostos e necessidade de reconhecimento da receita mensalmente e não somente no resgate da aplicação.
Os Juros Compostos são aqueles obtidos ao final de cada período e somados ao capital inicial, constituindo um novo montante a ser aplicado conforme a necessidade de aplicação e interesse da empresa em manter suas aplicações.
Na capitalização composta os juros são pagos sobre o valor presente, porem, o valor inicial deve ser corrigido a cada período. Para (Rohloff, 2009), essas correções são sobrepostas e sucessivas por n períodos em função de uma taxa de juros especificamente contratada.
A aplicação financeira com base nos juros compostos movimenta a receita mensalmente, pois o juro de cada intervalo de tempo é embutido no capital inicial e passa a render mais juros.
2. Impostos não cumulativos
Através da Lei nº 10.637, publicada no DOU de 31/12/2002, foi criado o sistema não cumulativo de pagamento do PIS/PASEP. Com base nesse novo sistema, as pessoas jurídicas a ele