Fatos contabeis empresa lucro real
Marcélia Ferreira dos Santos
Trabalho de Teoria da Contabilidade
Londrina
2011
Fabio Junior Reineri
Marcélia Ferreira dos Santos
Trabalho de Teoria da Contabilidade
Trabalho apresentado à disciplina de Teoria da Contabilidade , Prof.ª Patrícia de A. Barbieri Figueiredo.
Londrina
2011
1- Quais ativos são classificados no ativo não circulante, grupo “REALIZAVEL A LONGO PRAZO”?
Classificam os direitos realizáveis após o termino do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituem negócios usuais na exploração do objeto da companhia.
2- A empresa A adquire investimento permanente na empresa B, que por sua vez, possui investimento na empresa C. Quando podemos definir que a um controle indireto da empresa A sobre a empresa C?
Esse controle indireto acontecerá quando estiver associada a outra e outras pessoas jurídicas ou físicas, acionistas ou cotistas daquela coligada, cujo soma do capital investido por essas pessoas associadas seja a maior parte do capital da coligada.
3- Quais características um ativo intangível deve atender para ser reconhecido no balanço patrimonial?
Direitos que tenham por objetivo bens incorpóreos destinados a manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade. Podem ser classificados no ativo intangível os softwares, as patentes, direitos autorais, de filmes cinematográficos, as listas de clientes, os direitos sobre hipotecas, licenças de pesca, quotas de importação, franquias, relacionamentos com clientes, as participações no mercado e direitos de comercialização, desde que sejam identificáveis controlados e geradores de benefícios econômicos futuros.
4- Qual a principal diferença entre “CONTINGENCIA” e “PROVISÃO”?
Provisão é um ativo incerto e contingencia é o passivo que será