Fatores que influenciam o uso de drogas na adolescencia
O objetivo deste estudo é verificar o que leva o adolescente a fazer o uso compulsivo e incontrolável de drogas lícitas e ilícitas. Este uso pode gerar consequências ruins para o próprio adolescente, a família e toda a sociedade. Este estudo também irá abordar questões referentes aos efeitos das drogas no organismo, às políticas públicas e à sociedade sobre o uso de drogas na adolescência. Destaca-se também como é a atuação das instituições especializadas em dependência química na realização dos tratamentos para auxiliar os indivíduos.
1.1 Introdução
O assunto a respeito da dependência química na adolescência é um fato social muito comum atualmente. Busca-se entender o que motiva o uso constante de drogas na adolescência sendo que são visíveis os danos causados pelo envolvimento com elas.
A sociedade atual vive em meio ao tráfico de drogas, sendo este cada vez mais acessível e facilitado, sobretudo para adolescentes. O uso de drogas gera dificuldades nas relações dentro da família e, consequentemente, surgem conflitos na sociedade. O conhecimento adquirido por meio deste estudo poderá ajudar a população a compreender melhor o assunto.
As pesquisas pretendem detalhar os fatos abordando o tema proposto, criando novas possibilidades para minimizar os impactos gerados pelo uso de substâncias psicoativas por meio de levantamento de informações já estabelecidas por profissionais especializados, ressaltando a psicanálise no estudo das razões para o envolvimento do indivíduo adolescente com a droga.
A importância da abordagem científica do tema surge com o fato das substâncias psicoativas serem usadas em várias culturas e com o passar do tempo este uso ser submetido a julgamentos sociais. Os pais e a população passaram a considerar a responsabilidade de orientação sobre entorpecentes como uma especialidade da escola, pois se sentiam despreparados e amedrontados com o assunto.
O estudo a seguir apresenta os fatores envolvendo a dependência