Fatores que influenciam na velocidade das reações químicas
Tendo como base a mudança de quantidade ou concentração de um reagente em função do tempo a velocidade de uma reação, podemos entender melhor e até otimizar processos e reações químicas.
Descobrindo e estudando os fatores que influenciam nessa velocidade de reação, obtemos um bem precioso que é o tempo. Este sendo influenciado em uma reação pela temperatura dos reagentes, concentração, a presença de catalisadores e até mesmo a extensão da superfície de contato entre os reagentes. Onde a temperatura aumenta de forma eficaz a velocidade da reação, devido a propriedades e princípios da energia cinética, proporcionando um menor tempo para obtenção do produto da reação. Temos também a concentração dos reagentes como um fator de grande influência numa reação, pois proporciona um maior número de colisões entre s partículas aumentando assim a velocidade da reação. Um fator intrigante é o Catalisador, consistindo em uma substância que aumenta a velocidade de uma reação significativamente de forma que não se consome ou se refaz ao fim da reação, influenciando assim apenas na velocidade da reação.
1.2. OBJETIVO
Analisar e aprender a manipular fatores que influenciam na velocidade de uma reação.
Materiais e reagentes
Material
Becker de 250 mL
Erlenmeyers
Pipeta conta-gotas;
Pipeta de 5 mL;
Pisseta;
Suporte universal;
Almofariz;
Aquecedor de água;
Termômetro;
Reagentes
Solução de acido oxálico (H2C2O4 . 2H2O) 0,25 mol/L
Solução de acido sulfúrico (H2SO4) 3 mol/L
Solução de permanganato de potássio (KMnO4) 0,01 mol/L
Solução de sulfato de manganês (MnSO4) 1,0 mol/L
Pedra e Pó de sal
2. EXPERIMENTO
1-
- No erlenmeyer titulado como A, pôs-se 5 mL da solução de ácido oxálico e 1 mL da solução de ácido sulfúrico, em seguida pôs-se 4 mL da solução de permanganato de potássio e através de um cronômetro registrou-se o tempo ocorrido da reação, tendo-se o tempo A como: Ta = 9 minutos e 4 segundos.
Onde esse tempo foi tido como