Fatores que influenciam as reações químicas
A velocidade das reações químicas depende de uma série de fatores: a concentração das substâncias reagentes, a temperatura, a luz, a presença de catalisadores, superfície de contato.Esses fatores nos permitem alterar a velocidade natural de uma reação química, vejamos por que:
Concentração de reagentes: Está relacionada à quantidade de soluto e de solvente de uma substância. Aumenta-se a concentração de reagentes, com isso, aumenta o número de moléculas dos reagentes que faz o aumento do número de colisões que acelera a velocidade da reação. Quando aumenta a quantidade de oxigênio numa queima, a queimada acontece mais rápido
Temperatura: A temperatura está ligada ao movimento das moléculas. Quanto mais calor, mais movimentos as moléculas fazem; Se as moléculas se movimentam mais, elas se chocam mais e com mais energia, diminuindo a energia de ativação e em consequência, aumenta o número de colisões, portanto a velocidade da reação também aumenta. Ou seja, aumenta a temperatura, a velocidade da reação também aumenta!
Luz: Algumas reações químicas ocorrem com maior velocidade quando estão na presença de luz. A luz influencia na velocidade das reações porque é uma energia em forma de onda eletromagnética que ajuda a quebrar a barreira da energia de ativação.
Catalisadores: É uma substância química que não participa da reação, ele acelera a tal, mas não altera a composição química dos reagentes e produtos envolvidos. Diminui a energia de ativação e aumenta a velocidade da reação.
Superfície de contato: A área de contato entre os reagentes também interfere na velocidade das reações químicas. Quanto menor a partícula, mais rápida a velocidade da reação.
Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. Não existe