Fatores que determinem expressão de posicionamento de uma marca
No passado o shopping (Pólo gerado de tráfego) se limitava a alguns trechos principais das médias e grandes cidades, hoje eles vem crescendo de uma maneira estrondosa e causando impactos em todos os locais da cidade,seja ela grande,média ou mesmo pequena.Como podemos ver, não há horário especifico de congestionamento,ele ocorre a qualquer hora do dia e não apenas a algumas horas como horário de pico.
Este CASE esta focada no impacto no tráfego ocasionado pela implantação de Shopping Center nas áreas urbanas, causando um grande congestionamento nas vias sendo elas primarias ou secundarias.
Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), em 1966 havia apenas um shopping center no Brasil; já em 2000 a ABRASCE contava com 160 filiados (Goldner e Portugal, 2002).
SHOPPING PÓLO GERADOR DE TRÁFEGO
A análise do impacto dos Pólos Geradores de Tráfego (PGT) é realizada utilizando-se modelos matemáticos de geração de viagens, adaptados às condições específicas de ocupação urbana, sistema viário, trânsito e transporte coletivo de cada município, para os diversos usos do solo existentes
(PORTUGAL E GOLDNER, 2003). A importância de avaliar o impacto de um PGT reside na necessidade de minimizar os impactos negativos resultantes da sua implantação. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB, 1998) dispõe que nenhum projeto de edificação que possa se transformar em PGT - perturbe ou interrompam a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocando em risco sua segurança - poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que o projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas.
Foi criada uma síntese pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo ainda na década de 80(CET 1983),que no dimensionamento das vagas de