Fatores que contribuem para o crescimento populacional
A taxa de crescimento da população é a mensuração do seu aumento ou diminuição ao longo do tempo. Uma taxa igual a zero significa que a quantidade de pessoas entrando ou deixando uma população é a mesma. Quando se atinge a capacidade de suporte, o ambiente já não pode lidar com um aumento nos números. Há quatro fatores que contribuem para a taxa de crescimento natural da população.
Nascimentos
Nascimentos aumentam a taxa de crescimento através da reprodução. Fatores que afetam positivamente a taxa de natalidade incluem a abundância de alimentos, um habitat adequado para criar jovens e a disponibilidade de parceiros de acasalamento saudáveis. Alguns animais grávidos, como coelhos, podem ter um aborto espontâneo se o abastecimento de alimentos se tornar escasso pois, dessa forma, o coelho fêmea poderá guardar a sua energia reprodutiva para outra ninhada. Em áreas de perda de habitat parceiros de acasalamento podem ter dificuldade em encontrar um ao outro, como no caso de pandas.
Mortes
A taxa de mortalidade define quantas mortes contribuem para uma diminuição no tamanho da população. A morte é causada por fatores tais como doença, idade, predação e fome. A peste negra na Europa medieval, por exemplo, foi uma doença que eliminou quase dois terços da população humana da Europa.
Imigração
Populações podem aumentar com a chegada de membros de um outro grupo. Isto pode ser visto em alguns animais de pastoreio, onde os grupos se fundem. Lobos que deixam sua própria alcateia e se juntam a outra são exemplos de imigração. Os seres humanos muitas vezes imigram para outra população em busca de uma vida melhor.
Emigração
A emigração acontece quando os indivíduos deixam a população por outras razões que a morte. Ela pode ocorrer quando a população fica muito grande e precisa se repartir para ter recursos suficientes. Durante a Grande Fome um grande grupo de irlandeses emigrou da Irlanda para evitar a