Fatores que causam a poluição do ar
Uma importante conseqüência da poluição do ar são as chuvas ácidas, que corroem edifícios, carros, monumentos e matam a vegetação. São chuvas que contêm poluentes ácidos ou corrosivos, produzidos por reações químicas na atmosfera devido à mistura de diversos tipos de gases com a água que existe no ar e dá origem às chuvas. E não são apenas os habitantes e o meio ambiente das áreas industrializadas ou com grande número de veículos que sofrem com as chuvas ácidas. Elas ocorrem também em regiões distantes, pois os ventos podem carregar as nuvens poluídas para longe, A presença de componentes estranhos na atmosfera (principalmente óxidos de nitrogênio e de enxofre) tem sido responsável pela ocorrência das chuvas ácidas.
Efeito estufa
O efeito estufa é potencializado pela queima de combustíveis fósseis tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Como conseqüência, muitas cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa. O aumento do efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões.
Queimadas
A destruição da vegetação pelas queimadas causa problemas sérios para o equilíbrio da biosfera, degeneração do solo e poluição do ar. A queimada consiste na queima de biomassa quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno,produzindo água e dióxido de carbono.
Aterro