Fatores psicologicos
Um conjunto de fatores psicológicos combinado características do consumidor leva a processos de decisão de compra do mesmo,pois os estímulos ambientais de marketing penetram no consciente do comprador. Quatro fatores psicológicos influenciam a reação do consumidor aos vários estímulos de marketing que são: motivação, percepção, aprendizagem e memória.
Algumas de nossas necessidades são psicológicas, decorrentes de estado de tensão psicológicos, como necessidade de reconhecimento, estima ou integração. Uma necessidade passa ser um motivo quando alcança determinado nível de intensidade. Um motivo é uma necessidade que é suficiente importante para levar a pessoa a agir.
São três das mais conhecidas teorias sobre a motivação humana:
Teoria de Freud: Conclui que as forças psicológicas que formam o comportamento dos indivíduos são basicamente inconscientes e que ninguém chega a entender por completo as próprias motivações
Teoria de Maslow: Queria explicar por que os indivíduos são motivados por necessidades especificas em determinados momentos. Por que uma pessoa emprega tempo e energia consideráveis em segurança pessoal e outra em conseguir uma opinião favorável dos outros?A resposta de Maslow é que as necessidades Humanas são dispostas em uma hierarquia, da mais urgente a para menos urgente.
Teoria de Herzberd: Ele desenvolveu a teoria dos dois fatores, que apresenta os insatisfatores e os Satisfatores. A ausência de insatisfatores não basta; os Satisfatores devem estar claramente presentes para motivar uma compra. Por exemplo: um computador que não tem garantia implica um insatisfator.Contudo, a garantia não funciona como um satisfator ou motivador de compra, pois não é uma fonte de satisfação intrínseca.Facilidade de uso seria um satisfator.
Uma pessoa motivada está sempre pronta para agir em uma situação, pois a maneira que ela age é influenciada pela percepção que ela teve. A percepção depende não apenas de estímulos