Fatores projetuais
Vasconcelos, Aline; Scheffer, Ana Paula; Califante, Ariadner; Malabarba, Cauê; Santos, Carlos Diego; Lima, Maurício; Corrêa, Paula; Marini, Raquel; Graduandos; UniRitter Laureate International Universities.
Resumo
O objetivo desse trabalho é avaliar o entendimento dos Fatores Projetuais de Joaquim Redig e Luiz Vidal Negreiros Gomes, assim como a compreensão destas informações. Avaliar se há dificuldade dos alunos do curso de Design do Centro Universitário Uniritter, Porto Alegre, em associar os nove Fatores em suas práticas projetuais e qual é o nível de conhecimento dos docentes para o ensino das diversas disciplinas que compõem o currículo. A metodologia utilizada foi o questionário qualitativo e referências bibliográficas. O resultado não se mostrou satisfatório devido à necessidade dos estudantes e professores¹ em aplicar e entender os Fatores Projetuais.
Palavras Chave: Fatores projetuais; Processo; Relação.
¹ Neste caso refere-se a alguns professores entrevistados que não utilizam a metodologia ou que não compreendem alguns dos fatores relacionados. 1. Estudo dos fatores projetuais Abordar e analisar a compreensão de docentes e discentes do Centro Universitário UniRitter, sede Porto Alegre, do Curso de Design, acerca dos fatores projetuais descritos por REDIG (1977) e revisado por GOMES (2004), para saber qual é o nível de conhecimento e importância dos Fatores Projetuais. Existe a necessidade de os estudantes fazerem a relação entre estes fatores nas atividades de projeto, embora os fatores descritos anteriormente sejam abordados no currículo desde o primeiro semestre. “O equacionamento entre eles só pode ocorrer se estes forem entendidos e se a relação existente entre os fatores e “o problema do projeto” for bem definida. Quanto mais bem definida as situações projetuais, têm-se problemas projetuais mais direcionados, uma boa definição vai implicar certamente em uma busca de