Fatores motivacionais em uma organização
Introdução
O que é motivação? No dicionário Aurélio, o verbo motivar significa um conjunto de fatores psicológicos que determinam a conduta de um indivíduo. Nesse raciocínio, a administração delega que a motivação é o grau máximo de satisfação do individuo com alguma coisa. Essas palavras não são sinônimas, podem ser consideradas complementares uma da outra. Motivação não é um estado momentâneo ou um traço pessoal. Motivação é o resultado do individuo com a situação com que ele se passa. É a interação dos esforços da pessoa para atingir o seu objetivo e se sentir satisfeito. Esses esforços necessários para isso são: intensidade, direção e persistência. Intensidade que esse objetivo apresenta para o individuo, mas que tenha uma direção que beneficie na organização e a persistência é o tempo com que o individuo consegue manter esse esforço. Isso se mantém até a satisfação ocorrer, quando tiver sido atingido o objetivo final.
O fator motivacional começou num período conhecido como era Industrial Neoclássico (1950-1990), período de grande mudança e flexibilidade na área empresarial. Nesse período foram criadas três teorias que pudessem formular esse conceito, conhecidas como: Hierarquia das necessidades, Teoria X e Y e a Teoria dos dois fatores. Depois vieram outras teorias que exemplificam e explicam o conceito melhor de motivação. São elas: Teoria ERG, das necessidades, avaliação cognitiva, fixação de objetivos, planejamento de trabalho, da eqüidade, da expectativa, da capacidade e da oportunidade. Teorias que não substituíram as antigas teorias sobre motivação, elas reforçaram o pensamento das antigas. Pois elas são fundamentais para o entendimento das contemporâneas.
Diante disso esse trabalho busca responder: Quais são os fatores com que as empresas conseguem motivar seus funcionários?
Por meio dessa pesquisa buscou-se avaliar os fatores com que empresas conseguiram motivar seus