Fatores internos e externos dos consumidores
Esses fatores podem ser divididos em:
CULTURAIS A própria cultura, a subcultura e as classes sociais
SOCIAIS Grupos de referência, família, papéis e posições sociais
PESSOAIS Idade e estágio do ciclo de vida, ocupação, condições econômicas, estilo de vida, personalidade.
PSICOLÓGICOS Motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes
Culturais - São divididos em três partes:
Cultura – Se refere a todos os aspectos gerais da realidade social. As crenças, valores e costumes definem a cultura do consumidor.
Subcultura – São culturas menores dentro das culturas de comportamento. Tais como nacionalidade, religião, grupo racial e região geográfica.
Sociais: São os que mais influenciam os consumidores. Classes sociais são divisões de uma sociedade. Essas divisões podem ser hierárquicas, nas quais os membros tem atitudes semelhantes influenciadas por posse de bens materiais, nível de instrução do chefe da família, presença de empregados domésticos e outras cosias que resumem-se em status.
Sociais:
São grupos que influenciam na decisão de compra. Como grupos de referência, família, papéis e posições sociais
De referência:
São grupos de pessoas que as atitudes do consumidor. Podem ser divididos em primários e secundários. Os primários são compostos pela família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho. A pessoa se relaciona mais com esse grupo e se tratam informalmente. Os secundários são compostos pela religião, sindicato e profissão, nos quais se tratam com mais formalidade e interagem com menor frequência.
Há também o que é chamado de “grupo de aspiração”, que são grupos que a pessoa gostaria de fazer parte e ainda há o que é chamado de “grupo de negação”, que são grupos que a pessoa não quer ser integrante.
Família:
Pode dividir em duas partes. A parte dos pais e a parte do cônjuge e filhos. Mas este