Fatores Hiper e Hipogloicemiantes

1976 palavras 8 páginas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
Os fatores hipoglicemiantes são fatores que contribuem para a diminuição dos níveis de glicose no sangue. Sendo representados pela insulina, glicoquinase e hexoquinase. Já os fatores hiperglicemiantes são os antagonistas dos hipoglicemiantes, ou seja, são fatores que contribuem para o aumento dos níveis glicêmicos no sangue do individuo. Estes fatores são: o glucagon, hormônio do crescimento (GH), a epinefrina, os hormônios tireoidianos e a corticotropina.

FATORES HIPOGLICEMIANTES
2.1 INSULINA

É um hormônio produzido pelas células beta das ilhotas da Langerhans do pâncreas, que atua no metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras. Até que haja um estímulo para sua secreção, a insulina é mantida armazenada. Para a regulação deste mecanismo, são necessários mediadores químicos diversos (noradrenalina, acetilcolina, GABA, peptídeo intestinal vasoativo e galanina, por exemplo). O mecanismo de secreção envolve um intenso sistema de sinalização, sendo o estímulo mais importante a elevada concentração de glicose no sangue.
O efeito mais importante da insulina é o de promover o transporte de glicose para o interior das células, principalmente para as células do músculo esquelético, do tecido adiposo e do fígado. No músculo, a glicose é captada, por um processo de difusão facilitada. Esse processo ocorre pela ação de proteínas carreadoras de glicose, como o GLUT (glucose transporter). Existem vários tipos de GLUT: GLUT-1, GLUT-2, GLUT-4 dentre outros. O GLUT-1 é encontrado em todas as células do organismo humano, sendo responsável por um baixo nível de captação de glicose, que é necessária para sustentar o processo de geração de energia. O GLUT-2 é expresso na superfície de células hepáticas e tubulares renais, e tem importante função no transporte da glicose do interior dessas

Relacionados