Fatores Geograficos
EUCALIPTO
Devemos enfatizar a capacidade do eucalipto em crescer nos mais diversos ambientes e de sua alta capacidade de produzir fibras para a indústria de polpa e papel em prazos reduzidos, sem esquecer da sua habilidade de produzir óleos e taninos. Logicamente, uma determinada plantação, seja de que espécie for, somente poderá ter sucesso se for adequada às condições locais de clima e solo e se puder efetivamente propiciar os benefícios racionais do uso da terra.
São vários os fatores os quais afetam a produtividade de eucalipto. Entre eles estão a precipitação, solo, adubação, espécies, espaçamento, idade, pragas, etc. Pode-se dizer que o ambiente no qual o vegetal se desenvolve exerce grande influência sobre a produção e a composição química dos óleos essenciais. O clima e o solo são os principais fatores ambientais que afetam a adaptabilidade da espécie no novo local de plantio. Normalmente, os eucaliptos necessitam de solos com profundidades maiores que um metro e não se desenvolvem em solos encharcados. Outros fatores, como a fertilidade, acidez e compactação do solo podem ser corrigidos através do manejo adequado do solo. A geada é o fator de adaptação mais importante da região Centro-Sul do
Brasil, sob o ponto de vista climático. A extensão do dano provocado pelas geadas depende da intensidade e da duração da temperatura mínima absoluta.
Outro fator importante é quando a geada ocorre. Isso pode variar a cada ano.
As mais perigosas são as geadas precoces e as geadas tardias.
Outro fator climático muito importante nas regiões tropicais brasileiras são as secas prolongadas. 0 sucesso da plantação depende da escolha de espécies melhores adaptadas à seca. Plantações bem sucedidas nessas áreas têm sido realizadas com clones de híbridos selecionados de E. grandis x E. urophylla. A seguir, encontram-se várias espécies de eucalipto recomendadas para as diferentes regiões do Brasil: